LINGUAGEM DA SELVA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

LINGUAGEM DA SELVA

Mensagem  Lince do Mato em Sab 24 Out - 20:28

Os símbolos são imagens que nos trasportam para outro mundo, quando olhamos para elas podemos ver outras coisas que nelas estão escondidas. Os símbolos da alcateia são imagens que representam para nós o mundo da selva e do lobitismo e, por isso, são imagens que nos identificam e com as quais nos identificamos.

Grande Uivo
O Grande Uivo é o grito de reunião da Alcateia. Ele é a representação de tudo o que é importante na Alcateia, desde os lobos e as suas características passando pelas personagens de O Livro da Selva, até à promessa do Lobito. Faz-se sempre que há acontecimentos importantes e se quer agradecer a presença de alguém.

Vara Totem
A Vara Totem é uma vara que tem na ponta uma cabeça de lobo que pode ser esculpida em madeira ou em qualquer outo material. A Vara Totem de uma Alcateia deve contar a história da Alcateia, ou seja, ela deve ter marcas que identifiquem os Lobitos e os seus Chefes bem como as actividades da Alcateia.

Sol
O Sol é o símbolo da luz, do calor, de Deus e da alegria.

Rocha do Conselho
É o local de reunião da Alcateia, nele se tomam todas as decisões importantes e todas elas são partilhadas com toda a Alcateia. É um local de decisão, de responsabilidade e de partilha.

A Selva
A Selva, a vida ao ar livre é o símbolo da aventura e do mistério. Quando vivemos na natureza, ao ar livre, somos mais uma peça neste grande puzzle que é o Planeta Terra.

Lenço Amarelo e Branco
O lenço é o simbolo que identifica todos os escuteiros do mundo, quando olhamos para uma criança que tem um lenço ao peito sabemos logo que é um escuteiro. Quando olhamos para a cor do lenço sabemos a que secção pertence a criança. Os Lobitos têm lenços amarelos e brancos, amarelos cor do sol e de Jesus que nos iluminam e ajudam a crescer.

Lobo
O Lobo é para nós Lobitos o símbolo da responsabilidade e da liberdade, ele representa todo o Povo Livre e a forma como ele se comporta na Selva. É um Lobo astuto e atento, dócil e amigo, corajoso e caçador que todos queremos ser.

Saudação
A saudação dos Lobitos representa as orelhas de um lobo quando está com atenção, e os dois artigos da Lei do Lobito. A posição do polegar sobre o anelar e o mindinho tem o mesmo significado que na saudação do resto dos escuteiros, o mais forte protege sempre o mais fraco.
avatar
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum