S. Jorge para a Expedição (II Secção)

Ir em baixo

S. Jorge para a Expedição (II Secção)

Mensagem  Lince do Mato em Qua 13 Abr - 12:54

Cara Expedição,





Estámo-nos a aproximar do Raid Quaresmal, estando também a Vossa Equipa de Animação, a aguardar as Vossas confirmações para esta actividade (de quem ainda não o fez).





Durante o Raid teremos algum tempo para a Secção, no qual investiremos para reflectir, participar no jogo de perguntas sobre o Tempo Quaresma (seria óptimo levarem o Caderno das Descobertas, 1 Evangelho Escutista por Patrulha e Escutismo para Rapazes, caneta ou lápis) e também iremos preparar o S. Jorge que será dia 30 de Abril 2011.



Nesta linha, pedimos que, enquanto Patrulha, levem alguns materiais:

História da vida destas personalidades: Abraão, de Moisés, de Santa Isabel de Portugal, de Santo António, de David e de São Tiago

O Imaginário da actividade: Jorge, um explorador, um rapaz como Vós, procurou a terra prometida, aprendendo valores essenciais dos seus modelos de vida para nela entrar. E de boa-acção em boa acção tornou-se Santo!

Desafio: E tu e a tua expedição? Irão aceitar este desafio de percorrer também estes caminhos para chegarem até à terra prometida? Serão vocês capazes de reunir valores suficientes para alcança a terra prometida? Quererão vocês perder esta nova oportunidade de aprender, de viver aventuras, de desvendar enigmas, de encontrar novos amigos?

O que preparar por Expedição: Para embarcar nesta aventura, a tua expedição terá que trazer um pequeno frasco de vidro/vaso com terra e uma arca de aliança (com medidas aproximadas 10cmx20cmx10cm), ambos valorizados criativamente, para que vocês possam fazer caminho. A vossa arca da aliança será essencial nos caminhos que irão percorrer, não se esqueçam de a trazer convosco. Não te esqueças da tua vara pessoal, que acompanha e auxilia no teu caminho!

Esta nova aventura será no dia 30 de Abril, Sábado, em Espinho. As expedições que fizerem a sua inscrição até ao dia 15 de Abril receberão à partida dois valores: PARTICIPAÇÃO (por aceitarem este desafio) e DISCIPLINA (pela inscrição dentro do prazo estabelecido).

Prémio: Existe uma bandeirola de mérito em disputa para a Expedição que obtiver mais valores
avatar
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 45
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: S. Jorge para a Expedição (II Secção)

Mensagem  Lince do Mato em Sex 29 Abr - 11:55

Cara Expedição,

Como constava no último e-mail de preparação para o S. Jorge, todos os jogos vão ser empreendidos por expedição, secção, nesta linha é fundamental que nos preparemos para os mesmo.
Todos têm de estar na Estação de Campanhã às 7:45h, ou mais cedo, pois partiremos no Comboio das 8:00h e o comboio não espera por ninguém...
Na informação que a organização do S. Jorge enviou referiu que é fundamental que sabemos a história de vida do Patrono, bem como das figuras biblicas que fazem parte da Mística da Secção.
Recordemos o que a Patrulha Maçarico nos disse:

"Como já apresentado à Expedição, o imaginário deste ano trata o Jorge como um deles: um rapaz alegre, corajoso e curioso pelo Mundo que o rodeia.

O desafio proposto pela Patrulha Maçarico este ano às Expedições é que percorram os caminhos dos modelos de vida e do patrono da Secção (Abraão, Moisés, David, Santa Isabel de Portugal, Santo António e São Tiago), angariando por esses caminhos valores humanos e sociais espelhados por esses modelos de vida.
Por fim, com estes valores angariados, eles serão desafiados a alcançar a terra prometida. "
(estas infos seguem, em anexo, são para ler e reter. - internamente, as patrulhas, serão pontuadas se souberem a história destas figuras importantes para a Secção e tudo conta para manter/mudar a posse da Bandeirola de Mérito)
Os pedidos estão feitos e decorados, com a ajuda da Chefe Anabela e da Daniela
"traga o vaso/frasco de vidro com terra (com medidas aproximadas de 15 cm de altura e 10 de diâmetro), e a arca da aliança (com medidas aproximadas 10cmx20cmx10cm), ambos por expedição, "

As varas individuais estão na sede e os chefes ficarão encarregues de as fazer chegar à Estação.
Os crachas já foram impressos.

Saudações escutistas,
A equipa de Animação da Expedição
avatar
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 45
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: S. Jorge para a Expedição (II Secção)

Mensagem  Lince do Mato em Sex 29 Abr - 11:56

Tiago, Maior, era filho de Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres que seguiam Jesus na sua pregação, que O acompanharam até à cruz e, na manhã da Ressurreição, acorreram para O ungir.
S. Tiago e seu irmão João, os Boanerges ou filhos do trovão, foram chamados por Jesus quando estavam com o seu pai Zebedeu, consertando as redes, nas margens do mar da Galileia. S. Tiago tinha um carácter muito resoluto e generoso. Quando o Senhor o chamou não duvidou e deixou tudo. Mas também era extremista: quando os samaritanos não quiseram receber Jesus, irritados, Tiago e João pretendiam que descesse fogo do céu e acabasse com eles. Outra vez deixaram-se levar pela ambição: apresentaram-se com a mãe Salomé para Lhe pedir os primeiros lugares, quando restaurasse o reino de David.

Mas tudo isto não foi obstáculo para que Jesus desse aos dois irmãos, juntamente com Pedro, provas especiais de apreço: os três, sozinhos, foram testemunhas da Transfiguração de Jesus no Tabor, presenciaram a ressurreição da filha de Jairo e assistiram à agonia de Jesus no Getsémani.

Duas missões principais cumpriram Tiago: primeiro levou o Evangelho até Espanha (às regiões Tarraconense, Bética e Lusitana); depois regressou a Jerusalém sendo o primeiro dos apóstolos a derramar o seu sangue por Cristo, pois Herodes Agripa, tendo recebido o reino do imperador Calígula e para se reconciliar com os judeus, mandou degolar Tiago, irmão de João.

Chamado por Cristo, S. Tiago, Apóstolo, viu concretizadas as promessas de Deus ao seu Povo, ao testemunhar o poder da Ressurreição de Cristo. A partir daí, fortalecido pelo Espírito Santo, S. Tiago assumiu a fé de forma destemida e aceitou testemunhá-la até às últimas consequências (Act 12,1-2). Sendo originário da Galileia, S. Tiago terá aceitado o desafio de partilhar com outros povos o tesouro da fé: segundo a tradição, teria vindo até à Península Ibérica, para evangelizar, tendo desenvolvido actividade sobretudo na Galiza e na zona hoje correspondente a Aragão. Assim, S. Tiago foi um autêntico explorador, na medida em que aceitou pôr-se a caminho, guiado pela «estrela» da fé que o animava e fortalecido pelo desejo insaciável de a dar a conhecer. Mesmo sem saber que dificuldades iria encontrar, S. Tiago partiu com o intuito de apontar, também aos outros, o caminho para a «Terra Prometida». O caminho para Deus.

Contam as antigas tradições que o corpo de S. Tiago foi trasladado para a Galiza. Em 813, um ermitão viu brilhar uma estrela em Iria e o bispo Teodomiro descobriu as relíquias no que chamam o Campo da Estrela (Compostela). A partir de então, este Apóstolo protegerá Espanha e pelo "caminho de Santiago" acorreram (e continuam a acorrer) peregrinos de toda a cristandade.
avatar
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 45
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: S. Jorge para a Expedição (II Secção)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum