Agrupamento 391 - Antas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROGRESSO

Ir para baixo

PROGRESSO Empty Re: PROGRESSO

Mensagem  Lince do Mato Sex 12 Nov - 20:36

A Insígnia Mundial de Conservação da Natureza foi lançada pelo Bureau Mundial do Escutismo em cooperação com o Fundo Mundial para a Natureza - (WWF - Internacional), uma Organização não governamental presente em numerosos países, dedicada à conservação da natureza e aos seus valores.

PROGRESSO Insignias da natureza  nivel 1 PROGRESSO Insignias da natureza  nivel 2 PROGRESSO Insignias da natureza  nivel 3 PROGRESSO Insignias da natureza  nivel 4


Objectivos e níveis da Insígnia:
A Insígnia tem quatro cores, a que correspondem quatro níveis,
- Castanho (que representa a Terra) - Lobitos
- Azul (que representa o Ar e a Água) - Exploradores
- Verde (que representa a Vegetação) - Pioneiros
- Amarelo (que representa a Energia) - Caminheiros



A Insígnia Mundial de Conservação da Natureza pretende ser uma tomada de consciência para a existência de um equilíbrio ecológico na Natureza e do papel e responsabilidades do Homem relativamente a esse equilíbrio. Assim:
Objectivos por níveis:


Castanho / a Terra
Os projectos no âmbito, desta Insígnia devem conduzir os Lobitos a:
− Aumentar os seus conhecimentos e habilidades; - Adoptar uma atitude mais positiva face ao ambiente natu¬ral, que deve ser evidente na conduta de cada um.


Azul/o Ar e a Água
Esta etapa da Insígnia deve levar os Exploradores a:
− Progredir na compreensão da necessidade existente de preservar o ambiente;
− Capacitar de que os conhecimentos e habilidades adquiridas conduzem a uma acção mais positiva nas atitudes, no interesse pessoal e a um compromisso contínuo na defesa do ambiente.


Verde/ a Vegetação
Trabalhando nesta Insígnia, os Pioneiros devem compreender:
− O que constitui o ambiente natural;
− Verificar como é que as actividades do Homem podem afectar o ambiente.


Amarelo / a Energia
Esta etapa deve servir como incentivo à realização de projectos na Equipa ou no Clã, que motivem os Caminheiros a:
− Desempenhar um papel importante na chamada de atenção à comunidade para a defesa do ambiente, intervindo com projectos em que a mesma possa ser envolvida;
− Encarar o ambiente numa perspectiva global e assumirem um papel / atitude pessoal na defesa do mesmo.

Os projectos realizados no âmbito desta Insígnia devem ser conduzidos em Bando, Patrulha ou Equipa, embora os relatórios finais devam ser elaborados individualmente, reflectindo a vivência pessoal de cada um no que se refere ao projecto desenvolvido.



Mecanismos de atribuição da Insígnia:
Após a realização do projecto, cada Escuteiro deve elaborar um relatório final tão completo quanto possível, onde deverá descrever cada uma das fases porque este passou, desde a preparação, lançamento, concretização das acções e avaliação, acompanhado de fotografias, desenhos, etc. Este relatório poderá ser apresentado sob a forma de vídeo, diaporama ou qualquer outro suporte gráfico.

O Chefe de Unidade atesta a veracidade do cumprimento dos requisitos da Insígnia e da aplicação da metodologia educativa da Secção respectiva e remete o relatório à Junta Regional / Núcleo.

A Junta Regional / Núcleo atesta que a Unidade aplica a meto¬dologia escutista e remete o relatório para a Junta Central, depois de analisado e anotado com os comentários que se julguem necessários.

A Divisão Nacional de Ambiente confirma o uso da Insígnia e envia o diploma comprovativo a cada elemento, fazendo publicarem OSN a atribuição da mesma.

Após a atribuição da Insígnia, esta deverá ser colocada por cima do bolso direito do uniforme, junto da insígnia de campo, do lado direito desta.

A Insígnia deve ser retirada aquando da passagem à Secção seguinte.


IMPORTANTE
Esta insígnia, pelo seu conjunto de tarefas, deve ser preparada tendo em especial atenção o plano anual da unidade e articulada com o sistema de progresso. Toda e qualquer acção realizada para a obtenção desta Insígnia tem obviamente validade para qualquer requisito de atribuição das insígnias de competência e especialidade, bem como, das etapas de progresso ou vice-versa.


Lince do Mato
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 50
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos