S. Jorge

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

S. Jorge

Mensagem  Lince do Mato em Ter 19 Abr - 15:27

Esta actividade enquadra-se na Comemoração Regional do Patrono do Escutismo – S. Jorge. Nesta linha, será um encontro de toda a Região do Porto, com Eucaristia presidida pelo nosso Bispo D. Manuel Clemente e Jogos representativos do Novo Projecto Educativo do CNE. A nível de imaginário Jorge é um Escuteiro como nós: um rapaz alegre, corajoso e curioso pelo Mundo que o rodeia.

Realizar-se-á na Cidade de Espinho, no espaço compreendido entre a Alameda 8 e a praia da Baía de Espinho, no dia 30 de Abril de 2011.

Partida/concentração é às 07:45h na Estação de Campanha e regresso às 18:30h no mesmo local da partida. O custo da actividade será o valor dos bilhetes (1,45 x 2) 2,90€. No dia cada elemento deverá trazer mochila com lanche-frio para almoço e lanche, uniforme completo, calçado confortável (meias de algodão por dentro das meias da farta), protector solar, chapéu, água (!!) e impermeável para o caso de chover.

Agradecíamos que nos confirmassem presença contactando a Equipa de Animação até dia 22/04/2011 (sexta-feira), de preferência entregando as autorizações por escrito para pudermos comprar os respectivos bilhetes e fazer as reservas.

A Direcção do Agrupamento

avatar
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: S. Jorge

Mensagem  Lince do Mato em Ter 19 Abr - 15:38

São Jorge - Patrono Mundial do Escutismo

S. Jorge (séc. III-IV) é um dos mais conhecidos santos da Igreja, e a sua reputação continua viva, em especial no Oriente, mas também um pouco por todo o mundo. Não há quaisquer pormenores históricos exactos sobre a vida deste santo da Igreja, sabendo-se, contudo, que o seu culto se espalhou rapidamente a partir da Palestina.

As lendas em torno desta figura insígne descrevem-no, geralmente, como cavaleiro da Capadócia (actual Turquia) que resgatou uma donzela de um dragão, gesto esse que levou ao baptismo de milhares de pessoas. É de referir que o pormenor lendário sobre a existência de um “dragão” foi um acrescento medieval à lenda já existente sobre S. Jorge. Mais tarde, vítima da perseguição do Imperador Diocleciano (244-311 d.C.), terá sido torturado e decapitado devido à fé que sempre e destemidamente defendeu. O seu martírio é celebrado liturgicamente pela Igreja no dia 23 de Abril.


São Jorge e o Escutismo

Persistem algumas dúvidas relativamente à origem da devoção a S. Jorge em Inglaterra, mas há dados que apontam no sentido de ter sido considerado protector da Ordem da Jarreteira, já no reinado de Eduardo III, no século XIV.

Tendo o escutismo nascido em Inglaterra, Baden-Powell confiou, ao mesmo santo protector, o movimento escutista mundial. Por isso, S. Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus. Actualmente S. Jorge é o patrono de Inglaterra, dos soldados e dos escuteiros, e há mesmo numerosas igrejas em todo o mundo a ele dedicadas.
avatar
Lince do Mato
Pai

Mensagens : 1397
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 44
Localização : Porto

http://www.391antas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum